Sobre Nós

O Programa ABQEsc

A Associação Brasileira de Química (ABQ), entidade civil sem fins lucrativos, de utilidade pública pelo decreto 33.254 de 8/7/1953, tem como principal objetivo estabelecer interação entre instituições de ensino, setor industrial, profissionais e estudantes da área de Química (disponível em: https://www.abq.org.br/missao-da-abq.html. Acesso em 02 de jul. 2023).

A ABQ tem como missão promover e apoiar, junto à sociedade em geral, discussões e ações estratégicas para a difusão da Química e áreas afins, nos campos da ciência, da educação, da tecnologia e da inovação, por meio de visão sistêmica e integrada ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, visando à melhoria da qualidade de vida.

A ABQ promove e realiza todos os anos uma série de eventos em áreas diferentes da Química, no propósito de difundir a ciência, suas novas descobertas, a interação entre docentes e discentes, pesquisadores e técnicos e profissionais da indústria. Um destes eventos é o Congresso Brasileiro de Química (CBQ), o mais antigo evento da química no Brasil, tendo o primeiro sido realizado em 1922 em comemoração à independência do país. No correr dos anos foram realizados 60 CBQ’s. É um evento itinerante que já percorreu todas as regiões do Brasil.

Em 2016, a ABQ iniciou o projeto “ABQEsc – ABQ vai às escolas”. O projeto é uma atividade que conta com a colaboração de professores-pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências – PROPEC (disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/cursos-pos-graduacao/stricto-sensu/propec) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Programa de Ensino e Ciências da Natureza – PPECN (disponível em: http://mestradoensinociencias.uff.br/)

Na sua primeira edição, em 2016, foram realizadas diversas oficinas com mostras dos produtos educativos desenvolvidos pelos mestrandos do PROPEC. Nessas oficinas, num formato menos acadêmico, vêm acontecendo, até hoje, além da divulgação de produtos educacionais, muitas trocas de ideias acerca dos produtos e técnicas educativas desenvolvidas.

O objetivo principal do projeto é identificar, em conjunto aos docentes, sobretudo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, possíveis estratégias para abordagem de aspectos científicos, tecnológicos e sociais para o Ensino de Química/Ciências nas aulas de Ciências.

Desde a primeira edição do ABQesc, em 2016, várias parcerias ocorreram com secretarias municipais de educação, no estado do Rio de Janeiro, como exemplo, os municípios de Niterói e Duque de Caxias (https://www.educacao.niteroi.rj.gov.br/2016/05/25/14926 . Acesso em 02 de jul. 2023).

Em 2018 ocorreu o “II Curso de Ciências para Crianças: Propostas Pedagógicas”, desenvolvido com professores da rede pública de Niterói. Ao longo do curso, resultado de parcerias interinstitucionais, foram efetuadas atividades diversas que incluíram desde palestras sobre temas específicos e oficinas onde os docentes puderam experimentar materiais e estratégias didáticas (https://www.educacao.niteroi.rj.gov.br/2018/08/16/abertura-do-ii-curso-de-ciencias-para-criancas/. Acesso em 02 de jul. 2023).

A formação totalizou 25 horas de duração e incluiu, em sua programação, encontros presenciais e atividades acompanhadas por docentes tutores que orientaram o projeto realizado pelos cursistas em suas respectivas escolas de origem. O objetivo foi estimular a iniciação científica, fomentando o desenvolvimento de propostas, para o ensino de ciências, nas unidades municipais de educação infantil com incursões de abordagens CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade).

Participaram 64 professoras da rede pública municipal da cidade de Niterói (RJ) que atuam em creches e pré-escola. No encerramento do curso, foram apresentados os trabalhos e artigos elaborados pelos professores, que buscaram colocar em prática o conhecimento construído durante a formação.

De 2016 a 2019, a projeto contou com oficinas e palestras oferecidas aos professores dos municípios Niterói e Duque de Caxias. Em novembro de 2019, com o apoio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), no município de Duque de Caxias (RJ), o projeto ABQesc promoveu um “Ciclo de Oficinas direcionado ao ensino de Química/Ciências nos anos iniciais da Educação Básica”. Tendo como público-alvo os professores que atuavam nas turmas de 4 e 5 anos das creches e escolas do município. O projeto teve como objetivo desenvolver práticas educativas próximas da realidade das crianças que lhes proporcionassem o despertar à ciência em concordância com a proposta curricular da Educação Infantil de Duque de Caxias (disponível em: http://sistemas.smeduquedecaxias.rj.gov.br:70/spf/index.php/portfolio/portfolio-2019).

Entretanto, nos anos de 2020 a 2022, a pandemia da Covid-19 impediu muitas das nossas ações educativas, e por conta disso, o projeto foi desenvolvido de forma online, com abertura de um canal no YouTube. Como exemplo, foi ofertado o curso “BNCC, Ensino de Ciências e Prática Docente: o que temos para discutir em tempos de Covid-19?”, com diversas oficinas virtuais como (disponíveis em: https://www.youtube.com/@abqesc9563/about):

 

  • “Ensino de Ciências na educação infantil e no Ensino Fundamental: pontos finais ou reticências?”;
  • “Ensino de Ciências e Inclusão”;
  • “BNCC e o Ensino de Ciências: no meio do caminho tinha um vírus”;
  • “A Literatura e o Letramento Científico como mediadores para o Ensino de Ciências”;
  • Metodologias Ativas: o que podemos fazer em tempos de pandemia?;
  • “Plantar feijão no algodão? Princípios lúdicos e pedagógicos para o Ensino de Ciências para Crianças”.

Idealizadores

ROBERIO FERNANDES
ALVES DE OLIVEIRA

LUIS CARLOS DE
ABREU GOMES

JORGE CARDOSO
MESSEDER

Objetivo

O objetivo principal do projeto é identificar, em conjunto aos docentes da Educação Infantil, dos Ensinos Fundamental e Médio, possíveis estratégias para abordagem de aspectos científicos, tecnológicos e sociais para o Ensino de Química/Ciências.

Formação

O projeto também visa possibilitar que professores, em formação, vislumbrem as diversas possibilidades didático-pedagógicas para o ensino de ciências/química nos anos inicias da educação básica.

Relação entre Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão

O projeto ABQEsc pretende diagnosticar, avaliar e desenvolver propostas didáticas alternativas que tratem sobre temáticas sociais no ensino de química/ciências para os ensinos fundamental e médio.

Objetiva-se possibilitar que os alunos do curso de Licenciatura em Química, sejam multiplicadores dos conteúdos adquiridos em sala de aula.

Permitir que as discussões sobre Educação Química extrapolem os muros da Academia, envolvendo assim, as escolas participantes do projeto, em busca de uma melhoria na qualidade do ensino de química / ciências, bem como o compartilhamento dos conhecimentos científicos.

Integrar alguns materiais didáticos produzidos nos mestrados profissionais e doutorado (PPECN e PROPEC) à realidade das escolas da rede pública.

Atividades Realizadas

Linha do tempo do Programa ABQEsc.